Vez ou outra, no mundo das armas de pressão nos deparamos com alguém nos perguntando se uma arma de ar comprimido ou de pressão serve para a defesa do lar. A resposta correta é NÃO.
Não com as armas que temos disponíveis hoje e com a legislação que as rege. A energia e o tamanho do projétil são insuficientes para parar uma pessoa. Claro que temos relatos de acidentes fatais com arma de pressão. Porém já presenciamos acidentes domésticos bobos que resultaram em fatalidade. Cito as quedas como exemplo. Caso você possua uma arma de chumbinho e pense em defender seu lar com ela, por favor crie juízo e desista dessa idéia.
Para conseguirmos este tipo de característica de uma arma de pressão, precisaríamos que a mesma tivesse um calibre BEM maior e uma velocidade muito alta de tiro. Existem armas assim, hoje destinadas à caça de grandes animais. As mais conhecidas delas são fabricadas por Dennis Quaquenbush .
No passado, temos relato do rifle Girandoni , criado por um austríaco para equipar o exército daquele país. Na época em que as armas de fogo falhavam, faziam muito barulho, eram de um único tiro por carga e carregadas pelo cano, essas armas de ar comprimido em um reservatório na coronha se revelaram mortais. Elas tinham um pente de balas, eram relativamente silenciosas, não falhavam quando molhadas e tinham o mesmo peso e tamanho de um mosquete da época. Seu calibre era aproximadamente o .45 e tinham poder de penetração igual ao de uma .45 de fogo ou de uma 9mm moderna.
Pesquisando um pouco mais encontrei também a arma abaixo, usada para combater nazistas durante a segunda guerra. Ela traz muito das qualidades da Girandoni:
Antes que você saia por aí empolgado em fabricar ou modificar sua arma de pressão a fim de ter algo para defesa do lar, ou algo de natureza ilegal, saiba que nossa lei restringe o calibre de armas de pressão para no máximo 6mm. Antes de sair xingando o governo, saiba que por lei, todo brasileiro de bem (entenda-se sem ficha criminal) e maior de 25 anos tem o direito de possuir legalmente registradas em sua casa 6 armas de fogo, sem ser considerado colecionador, sendo elas:
- duas armas curtas;
- duas armas longas de alma raiada;
- duas armas longas de alma lisa.
O intuito desta postagem é meramente informativo. Todas as informações aqui encontradas também o são livremente na internet. Minha arma de pressão é usada com fins exclusivamente recreativos, tarefa que ela cumpre com maestria me trazendo muita alegria.
Você poderia me informar sobre a confecção de armas de pressão. Tenho visto muitas armas de pressão feitas de pvc e garrafas pet, mas gostaria de saber se é permitido confeccionar tais armas. Saberia me responder?
ResponderExcluirobrigado!
Respondido por email. Abraços.
ResponderExcluircaro amigo nao sei de onde vc tirou essa ideia de que uma arma de pressão tenha tanto poder de perfurção quanto a uma de 45 de hoje pois nada vai ter mais potencia que a polfora . e se for a mesma cousa . deve de ser um tiro só . falo isso pq tenho feito varias armas de pressão . e não chegei a tal calibre . o massimo que chegei foi atrafessar uma lata de 18 litros de tinta....estou tentando apersoar minha arma. mais ta dificil.......... espero uma resposta tua
ResponderExcluirOlá Luis. Toda a informação dessa postagem eu tirei dos links na própria postagem (são as palavras destacadas em azul). Clique nelas e já será direcionado para os sites.
ResponderExcluirTodas as armas citadas realmente existiram e hoje podem ser apreciadas em museus. A potência e a praticidade da pólvora as tornaram obsoletas.
Ao confeccionar uma arma de pressão lembre-se que a lei brasileira o limita a 6mm de calibre. Para se ter uma idéia, 5.5mm é equivalente ao calibre .22 pol.
Abraços!
NA VERDADE UMA ARMA DE AR COMPRIMIDO PODE SER TÃO POTENTE QUANTO UMA DE POLVORA , OPROBLEMA É ATINGIR AS PRESSÕES NECESSARIAS PARA TAL !!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir