Todas as fotos desta postagem foram tirados de The Petrol Stop
Em 1988 a Peugeot resolveu fazer um carro conceito chamado Oxia. Seria um supercarro de 670hp graças a um v6 bi-turbo. O mais interessante é que o conceito foi feito como protótipo, ou seja era realmente funcional. Alem do motor forte tinha tração nas 4 rodas, direção nas 4 rodas, telefone, sistema de navegação por satélite e um toca CD.
Eu era criança na época e gostei demais do carro. Fiquei fascinado com o fato de ser um conceito plausível e com a semelhança com um dos Peugeots mais lindos em minha opinião, o 306.
Também gosto muito de carros baixos e largos, embora para meu uso pessoal eu prefira carros pequenos e pouca coisa mais baixos que os originais. Veja o detalhe dos retrovisores altos na foto acima. Que saudade dos anos 80...
No decorrer de minha vida, fui percebendo que este conceito influenciou muito meu gosto por carros. Carroceria prata e rodas pretas (que eu já gostava nas mercedes esporte-protótipo). Também gostei dos detalhes azuis no interior preto. Isso acabou passando para o Tsunami, respeitando as diferenças, logicamente.
Vendo o raio-x acima, eu fiquei pensando: é um carro bem legal de se fazer uma réplica para ser usada em track days ou mesmo corridas. Faria-se uma estrutura espacial tubular, bancos concha, carroceria em fibra de vidro. Para ser fiel à marca, o motor seria o do 306 coupê (uma maravilha em forma de carro). Tal motor é V6 e socar dois turbos nele seria uma escolha óbvia para fazer um tributo ao original. Mas aqui na terra do impossível talvez fosse melhor um motor V6 aspirado de Audi, ou ainda o V8 da stock-car.
Existem miniaturas deste carro nas escalas 1:18, 1:43, 1:32. Não encontrei miniatura na escala 1:64 deste carro ainda. Meu palpite é que deve haver da Norev. Daria um segundo palpite para Auto Art e Kyosho. Alguém sabendo de alguma coisa por favor me avise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário