sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tsunami - Estudos de Mufla

Desde o início do projeto, tinha decidido por uma mufla ou airbox para as ITBs. No decorrer da montagem,  tinha desistido e resolvi que iria rodar sem filtro, por ser mais simples e mais bonito. O problema é que onde ando com o carro sempre tem muita poeira e não quero arruinar todo o trabalho por conta de sujeira que poderia ser evitada. Mesmo assim, as cornetas são muito bonitas para ficarem escondidas, então estou desenhando algo aqui que permita mostrá-las e protegê-las ao mesmo tempo.

A função dessa airbox, não é somente proteger o motor de impurezas (haverá um grande filtro de ar em sua ponta). Ela também fornecerá ar de uma forma mais homogênea com o carro em movimento, deixando o funcionamento do motor mais equilibrado. Além disso, ela capta ar frio e o isola do restante do ar aquecido do motor, enviando-o diretamente para os cilindros.

Pesquisei muito sobre airboxes, já vi de todas as formas possíveis e de vários materiais. Por uma questão de preço, peso e facilidade de manuseio vou optar pelo alumínio. Alguns modelos de airbox que tem influenciado meus desenhos:

Esta é simples e pode receber material transparente para fechá-la.

Nessa, gostei da tomada de ar inferior, também pode receber material transparente.
Nessa da Mercedes 190 E, gostei da tomada de ar para o filtro e o filtro de ar de alta vazão, tudo muito reto e direto para a airbox.

Tomada de ar frontal e a tampa seria superior, o que não me agrada muito.

E finalmente essa, de que gostei muito. Apenas a área transparente seria diferente, pois neste caso o motor é turbo de alta pressão e precisa de reforço nesta parte.

Analisando todas as fotos e estudando vários artigos sobre airboxes em vários sites, decidi por alguns pontos:

  • A mufla será realmente confeccionada: o carro é de rua e deverá atender a eventos esportivos diversos;
  • Ela só será aberta para manutenção. Existem alguns tipos que usam o capô do carro como tampa, quando ele é fechado funciona como airbox, quando aberto revela todo o trabalho. Tenho dois problemas com isso: atenção desnecessária para a preparação e vedação. Sem falar na vulnerabilidade de todo o sistema com o capô aberto;
  • Por uma série de motivos o material será o alumínio;
  • Cor preta constrastando com as cornetas polidas e mantendo o visual do restante do motor;
  • Tampa lateral transparente, mostrando todo o trabalho de abertura das borboletas;
  • Tomada de ar inferior para as cornetas e frontal para a mufla (como na segunda e última foto). Caso eu coloque a entrada de ar para as cornetas como na outras fotos eu favoreço os cilindros que estão na frente. Além disso esse design me dá maior liberdade de posicionamento do filtro de ar ou até mesmo o uso de mais de um filtro.
Como a minha flauta fica em uma posição avançada e não recuada, talvez ela tenha que ser colocada dentro da caixa de ar. Ainda vou pesar os prós e contras de fazer isso.

2 comentários:

  1. Gostei de todos...Mas ainda prefiro só as vuvuzelas(cornetas) aparecendo!!!!!!!!Fica muito mais estilo "mother focker"...Traduzindo:Olha o sopro das trombetas do apocalipse!!!!!!!!!

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  2. Fica mais badass mesmo. Vou até rodar sem filtro um tempo enquanto não confecciono a mufla.

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