sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Matchbox - Lamborghini Miura


Em 1965, a história dos supercarros mudaria para sempre. Na Lamborghini, um grupo de engenheiros começou a trabalhar em segredo (e nas horas de folga)  no protótipo P400. O motivo do segredo era o fato de a fábrica preferir carros rápidos mas luxuosos, e não supercarros. Quando o protótipo estava mais adiantado foi dado o sinal verde, embora a Lamborghini não considerava produzí-lo. De diferente ele possuía o motor entre-eixos. Até então, todo supercarro possuía o motor na frente. Além disso o motor era um v12 transversal. O desenho ficou a cargo do estúdio Bertone, onde trabalhava o jovem Marcelo Gandini, de apenas 22 anos. Inspirado, ele desenhou o que é hoje um dos automóveis mais belos da história.

Minha miniatura é da Matchbox, o que faz jus ao carro.


Como destaques vão: pinturas nos faróis com os caracteristicos "cílios", logomarca no capô, para-choques, saidas de ar e limpadores de para-brisas bem reproduzidos. A tradicional janela traseira tipo veneziana também está lá, complementando o interior bem fiel para a escala. Abaixo um vídeo do Top Gear.



2 comentários:

  1. De que ano é essa mini Sergio? Maravilhosa e bem preservada.
    Marcelo Gandini é para mim o maior designer de todos os tempos. Só de ter desenhado esse Lambo e o Countach, para mim já bastaria para colocá-lo no lugar mais alto do panteão dos desenhistas de carro. E olha que ele fez muito mais...

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo sobre o Gandini. A mini é nova, Maurício. Deve ter sido lançada no final de 2010, começo de 2011. Veio para a coleção ano passado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...