quarta-feira, 28 de julho de 2010

Pellet Holder - O porta-chumbinho




Uma coisa sempre me chamou a atenção nas carabinas de pressão: por ser de único disparo, o atirador tem problemas para levar sua munição.

Isso pode se desdobrar em uma série de transtornos:
  • a lata pode virar na grama, terminando com toda a diversão;
  • o atirador é obrigado a tirar os olhos do alvo;
  • o atirador não sabe quantos tiros foram efetuados.
Os que caçam com carabina de pressão, para não tirarem os olhos do alvo ou para efetuarem disparos adicionais pois o primeiro não foi suficiente para abater a presa, levam alguns projéteis na boca. Aqui temos mais problemas:
  • o chumbo é venenoso;
  • a saliva entra no cano da arma;
  • um susto e o atirador literalmente engole chumbo!!
Um acessório extremamente simples que elimina todos os problemas citados e de quebra confere um visual "gostaria de ser um sniper mas o máximo que consegui foi uma espingardinha de pressão", é o pellet holder. Em português: porta-chumbinho.

Minha carabina já tem o dela, feito por mim mesmo. Caso queira fazer o seu, veja como fiz:


  1. Escolha uma espuma de alta densidade. EVA ou sandálias Havaianas velhas. Sugiro da cor preta. O visual mais sério que esta cor oferece é também prático: esconde a sujeira e não chama a atenção indevida para o acessório (útil para os caçadores). O material deve ter de espessura o que o seu chumbinho tem de comprimento;
  2. Meça sua coronha. Você não vai querer fazer algo que fique lindo mas desproporcional. Baseado nesta medida escolha o número de chumbinhos que você vai ter no porta-chumbo. O espaço entre um buraco e outro deve ser suficiente para você pinçar o chumbo com os dedos sem derrubar os outros. Ainda nessa fase, delimite uma margem caso você decida prender o acessório com corda ou lacre plástico.
  3. Faça os furos sobre uma base de madeira que possa ser furada. Para o chumbo 4.5 mm (ou .177) eu usei uma broca que uso para colocar buchas no.6 na parede.
  4. Passe um lacre plástico através de dois furos de cada lado e prenda na coronha. Também podem ser usadas cordinhas de nylon (que deixam uma folga desagradável) ou fita dupla-face caso você deseje afixá-lo em outra parte da coronha.


O atirador que fez este usou espuma de alta densidade.

Pelo espaçamento acredito que ele deva ter utilizado fita dupla-face para afixá-lo na arma.


O que a deve ter deixado mais ou menos assim.

Espero que tenham gostado.



3 comentários:

  1. Muito legal e prático!
    Vou fazer um pra mim.

    ResponderExcluir
  2. neste link você encontra o meu porta chumbinho e bandoleiras feitas por mim. http://carabinabelmonte.blogspot.com/2011/06/porta-chumbinho-e-bandoleira-feitos-em.html

    abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...