sábado, 31 de julho de 2010

Tsunami - Estudos de painel

Fiz agora a noite quatro esboços à mão livre de umas idéias que estava trocando com o Vilder ontem à tarde. Preciso de um conta-giros e o Klauss disse que o Hallmeter é o instrumento essencial dos carros preparados. Ambos serão instalados para que meu investimento não saia voando pelo cofre do motor. Quero valorizar o painel original, por isso uma adaptação do G3 está descartada. Também não gosto daquele monte de reloginhos no painel: isso não é uma locomotiva a vapor. Abaixo falo um pouco das idéias:

A. Este é o objetivo final, quando o Tsu já estiver disputando uma prova ou outra em eventos. Atrás do volante um painel multifuncional. No centro, chaves controlam todos os acionametos elétricos. As áreas sombreadas em preto são placas de fibra de carbono. O volante é de diâmetro menor que o atual, três raios, preto e fundo, como nos carros de rally.

B. Para referência, na letra B desenhei o que tenho hoje. Volante de ônibus. Atrás dele, velocímetro e um relógio analógico que não funciona.

C. As letras C e D são as mais prováveis de se tornar realidade por agora, dou preferência para a letra C como explico na próxima idéia. Aqui temos um volante de 3 raios com acabamento em preto, remoção do relógio analógico (em seu lugar pode entrar um Hallmeter) e um pequeno conta-giros instalado na saída de ventilação esquerda. É barato e discreto. Essa saída de ventilação no meu carro destoa das outras por não ser mais a original.


D. Volante quatro bolas e atrás dele o painel do GTS ou do GTI que tem conta-giros. Não gosto muito dessa idéia pois para mim é como colocar rodas Orbital: fica lindo, mas é o que todo mundo faz. Resolvi considerar essa alternativa por resolver meus problemas de uma maneira que deixe o carro com aparência original. No entanto, como nas cafe racers, prefiro mostrar que não é original, mas modificado com bom gosto.

Por favor, opinem à vontade nos comentários.

9 comentários:

  1. Painel A:Fica legal,mas se tiver qualquer problema de falha nos números já vai ficar parecendo carro desleixado.Temos que lembrar que vc já vai ter uma fuel tech toda digital no carro,mais um painel digital fica meio nave do Dr. Spook.

    Painel B:Só faltou a imagem de São Cristovão,o protetor dos taxistas e motoristas>Se comentários!!!!!!!

    Painel C:Foi o que ficou mais parecido com a proposta do carro!Show!

    Painel D:Muito comum!Era o que os plaboys faziam na epoca da Tamandaré...aí é só colocar um escapamento Kadron,um adesivo jet pilot e escutar New Order ou Pet Shop boys!!!!!

    Vou de painel C,só achar um Hall meter e um conta mais em conta e cortar os arremates na manha que fica legal.Tem um eletricista que faz nos meus carros que é muito caprichoso.Depois te indico!!!

    Ps. Todo e qualquer comentário feito por mim foi meramente sugestivo.O caro tem que ser feito conforme o gosto do dono,e não de acordo com gansos palpiteiros.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vilder, adorei o comentário sobre a opção D, rsrsrs. Já tinha decido pela opção C mesmo. Relativamente barato, foge do original e não fica tão USS Enterprise ou "o que eu queria mesmo era um New Civic Si, mas vou me virando com esse quadrado"...

    ResponderExcluir
  3. Cara, adaptar umpainel digital tipo do Novo Civic no Gol creio ser inviável. Outra opção digital seria do Omega ou Kadett, mas já te falo que adaptação assim é foda. O meu, na época, sofri e paguei caro pra colocar do G3.

    Uma alternativa BOA, seria o painel do GTS/GTi ou até mesmo do GL. Numa dessa tenta colocar o tabelier todo porque o tabelier do GTi/GTS tem uns 3 botões de cada lado que são de luz neblina, pisca alerta, outros...

    Creio que seja o melhor. Nao exige adaptação e não teria gambiarra.

    Ja terá FT. Não sei se vc ja tem, mas coloque aquele console central alto igual do GTS/GTi e a FT no meio. Ja te falo que pra fazer o suporte em fibra aqui em Goiania é foda. Ninguem conseguiu fazer do meu e por sorte um amigo do PR me enviou um do Gol Bola, perfeição total.

    OUtra coisa, caso queira. No centro do tabelier onde tem os 2 difusores de ar, vc tira e coloca uma chapa de aluminio/inox ou mesmo em fibra com os seguintes manometros: hallmeter/pressão de combustivel/pressão de óleo. São essenciais esses 3 manometros.

    O volante eu apoio a idéia do volante 3 raios fundo. Tente procurar pela marca SPARCO, vc achará o modelo, certeza.

    Quanto as rodas, pelo amor de deus, sai dessa de Orbital hehe. Se quiser tenho o contato de uma empresa que faz rodas. Anota ai. http://www.rodasmsr.com.br
    Olhe na seção ARRANCADA (DragPro)e ESPORTIVAS (BBS). Eles fazem a roda do tamano que vc quer, com a tala que quiser e offset que quiser.
    Custa em media R$2900 o jogo de aro 15", num futuro quero colocar no Bola uma BBS dessa tala 7,5"

    ResponderExcluir
  4. Zorlac, o painel digital não seria de outros carros, seria aqueles de competição. Mesmo assim, por agora é matar mosquito com canhão.

    Meu Gol é o Gl e não tem o painel satélite, caso eu adapte o painel gts/gti será só a parte de instrumentos mesmo.

    No centro do tabelier, não removerei os difusores já que tenho espaço onde era o som. Vou colocar estes 3 instrumentos sim.

    Com relação à FT estou estudando ainda a posição dela. Andei dando uma olhada no seu hoje, mas já tenho uma idéia boa de onde vai ficar. Tenho um amigo que mexe com alumínio e ele pode fazer uma réplica do meu console com o acabamento em preto. Claro que vou orçar o console central mais alto.

    Não ia colocar Orbital nem painel de Civic, isso tudo é uma grande brincadeira. Não quero carro de mano. Adorei a sua idéia das rodas!!! Vou checar, com certeza.

    Muito obrigado pelas dicas, estou anotando tudo aqui para estudo posterior. Eu penso, converso e desenho bastante antes de fazer algo no carro. Estes comentários tem sido FUNDAMENTAIS!!

    ResponderExcluir
  5. Eu colocaria os manometros do painel alto do console GTi/GTS, vc acha eles na faixa de R$60,00 no ML ou até mesmo. Pq ele tem a entrada tipo de CD player, coloca ali que fica mocosado os instrumentos, so que na questão visualização não é tão boa, pois terá que descer os olhos por alguns segundos pra ver os manometros.
    Se quiser boa visualização, coloque no lugar do CD mesmo.

    O meu, ainda to pensando se coloco o CD denovo, porque quando ligaram a fiação da FT, fizeram o favor de cortar o fio do som aiaiai. Se eu nao colocar, vou voltar o painel original e colcoar os manometros no lugar do CD.

    Esse teu amigo é fera em alumínio? Quando eu tiver uma grana sobrando, quero colocar uma chapa leve de alumínio, ainda mais se tiver preta, perfeito, no lugar dos forro de porta. Sabe, ficar tipo carro de corrida mesmo, deixar so o suporte pra puxar o trinco da porta.

    Olha so esses volantes: http://www.orangeracing.com.br/departamento.php?idg=8&ids=41 LICo BRASIL

    NEssa Oragne eles tinham um painel digital, tiraram.
    Essa loja é boa. Ja comprei com eles.

    ResponderExcluir
  6. Procure no mercado livre e no google por volante lotse r-gt. Só para se ter idéias de modelos!

    Abraços.

    Att. Vílder Júnior

    ResponderExcluir
  7. Zorlac, ele não trabalha diretamente com isso. Terei que pedir para ele e ver como fica. Também quero fazer um esquema igual ao que você está falando. Vou postar umas fotos de carros que me inspiram com relação ao interior. Vou checar a Orange.

    Vilder, sabe que eu tenho pensado muito nesse Lotse? Boa dica.

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho muito argumento pra falar sobre carros de competição... nem sei quais são os relógios necessários e nem nada. Mas sobre o painel eu posso dizer algo que sempre tive vontade de fazer no meu ex voyage!

    Era um CL 1.6 marrom, inteir marrom, dentro e fora e isso eu não gostava muito e até por isso eu não dei sequencia no que eu gostaria de fazer... Eu sempre quis ter um Gl (ou superior) por causa dos botões que ficam nas laterais do painel. Eu gostaria muito de adaptar um desse no voyajão e colocar tb um volante do Gol G3, que é lindo (claro que hoje já existem alguns mais bonitos). Acho que ficaria lindo, mas enfim acabei mesmo foi trocando o carro por uma Parati bola e aínda queria trocar o volante pelo de uma G3, mas nunca o fiz... e no final das contas comprei um gol G3 com volante de G3! E gosto muito rsrsrsrs.

    Enfim, acho que meu comentário acabou por não contribuir em nada, mas como eu não tenho blog, compartilho aqui no blog do meu caro amigo Sérgio um desejo dos tempos de adolescente, acho que, mesmo simples demais, seria a maior modificação que eu teria feito em um carro! A maior até hoje então, foi pintar as rodas do voyage, que eram de ferro, de preto!!!

    Um grande abraço!

    Fer

    ResponderExcluir
  9. Fer, Não concordo que não contribuiu em nada. A alteração do painel dos quadrados pela linha G3 é muito apreciada por várias pessoas. Eu particularmente, gosto de manter o meu como é. O volante do G3 também é uma alteração bem apreciada.
    Continue comentando sobre os carros fortes. Abração.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...