sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Kiwi - De turbo a aspirado

Depois de divertir muito com meu primeiro caro turbo, parei o Kiwi no Klauss para voltá-la para naturalmente aspirada. Sei que essa informação pode chocar muita gente, mas os motivos para isso são muitos:
  • Removendo o turbo o motor força menos a caixa de câmbio (que já está bastante surrada por ter muito motor para pouco câmbio).
  • O motor estava esquentando muito;
  • Um vazamento (inevitável) no sistema da turbina pode pingar óleo quente no escape gerando um incêndio;
  • O turbo não era legalizado para andar na rua;
  • Menos manutenção;
  • Mais durabilidade;
  • Posso vender o kit para gerar mais capital para o projeto.
Lembrando que posso turbiná-la novamente quando tiver um câmbio adequado. Se optar por isso, terá intercooler, será legalizado, etc.


Mas tenho um palpite que uma vez dirigindo carro aspirado...

5 comentários:

  1. Faz isso não Sérgio.
    Cambio ruim, esse motor tem que ter mais de 300cv, vc sabe qual é a configuração dele certinho?

    - Digamos que o cambio já esteja surrado, "desturbinar" não vai adiantar nada, afinal o cambio já está surrado e condenado, o correto é trocar.

    - Motor esquentando, tem que ver como foi feito essa montagem, lubrificação, e duvido muito que se tirar a turbina ele não esquente também. Tá certo que motor AP na traseira, nesse tipo de adaptação não é o mais adequado para ventilação e capitação de ar.

    - Vazamento arruma, retifica turbina ou troca. Caso seja no aeroquipe, fica mais barato, pois é só a mangueira.

    - Troque a valvula pop off ou blow-off por uma silenciosa que joga o ar direto pro escape, igual original.

    - Mais durabilidade duvidosa. Como lhe falei, vc precisa saber a configuração desse motor, pode estar bom ou ruim, isso so abrindo. E outra, se foi feito aquele famoso turbo destaxado 8:1, vc rodando aspirado não terá força e fica um motor xoxo e beberrão.

    - Se a turbina está vazando, você não consegue um preço bom no kit turbo, ou seja, entrega quase que de graça, por menos de R$300,00. Kit usado com turbina boa, ja custa seus R$800,00 pra mais, depende dos componentes.

    So pra contribuir e tentar ajudar. O motor já é turbo, deixa assim, pra que tirar pra depois colocar denovo (caso faça isso). No máximo veja um cambio pra ele e curta o turbo. Invista no TSU para finalizá-lo, não gaste no Kiwi porque ele não era prioridade, deixa assim, ande de vez em quando, curta ele pra quando for mexer já mexa direito, ou mantém o AP-T ou parta para um Boxster.

    Se ele não ta liegalizado turbo, ele ta legalizado rebaixado? Cor? Alterações de motor? Se a resposta for não, pode ser apreendido do mesmo jeito e nao será por causa do turbo.

    Espero ter ajudado.

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  2. Como eu disse, essa informação vai chocar mesmo rsrs.

    Não se preocupe, Zorlac. Além de já estar feito, a altura (pelo menos 40cm do chão ao centro do farol), cor e o motor ap estão de acordo com a lei. Apenas o turbo estava fora. O vazamento era em uma mangueira que não vai ser incluída no kit. O motor foi colocado original com apenas a turbina em cima. Até os chicotes originais foram mantidos pendurados lá.

    Com isso tudo, ele será um carro de passeio. Fizemos alguns testes e ela perdia para o Tsu em desempenho. Então já tirei a turbina e ela será um agradável carro de passeio.

    Agradeço a preocupação.

    Abraços.

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  3. Éeeeeee... mas esse turbo foi montado errado então, e faltou muita regulagem. Foda que você acabou gastando em coletor de escape pra ela.

    Mas depois, veja certinho a configuração desse motor, cabeçote, taxa, tudinho. Isso é muito importante para vc saber quais providencias tomar.

    E caso queira vender o kit, eu te ajudo a vender nos foruns, conheço muita gente.

    So uma coisa sobre o cambio e essa tal condenação dele. Não vi, não ouvi, e nem senti, mas veja com muito carinho isso, porque cambio ruim com motor preparado ou original vai deixar na mao.

    Já passei por essa tal 'condenação', se for a mesma da minha, fica deboa, porque andaram condenando meu cambio por causa da dificuldade em engatar as marchas (principalmente 3ª e ré), mandei abrir e por surpresa geral o cambio está excelente, não tinha defeito algum. O defeito era nas buchas, varas e trambulador. Como lhe disse, coloque do G4 e seja feliz.
    Se nesse carnaval vc ficar deboa, não for viajar nem nada, dou um pulo ai pra vc ver. Engates super curto, preciso e fácil, mesmo com embreagem de ceramica. Se tivesse condenado como falaram, na primeira puxada que dei com o novo acerto, destracionando tudo, já teria muido o cambio. E olha que ja tem uns 4 meses e so ando muendo.

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  4. O gasto com escape é tranquilo. O motor foi aberto e verificamos que está originalzinho da silva, apenas com a turbina em cima.

    Quero vender o kit sim.

    O câmbio vai ser a próxima coisa a ser olhada, mas só quando estiver pedindo arrego mesmo.

    Pode vir mesmo, estou doido para fazer uma reportagem com o seu carro. Traga a câmera e faça uma sobre o meu também.

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